Sabores da Amazônia

Sanduíche de Tucumã (x-caboquinho)

Ingredientes
Pão frances do tipo brotinho
Raspas de tucumã
Queijo coalho ou de sua preferência
Margarina
2 bananas prata
 

Modo de Preparo

Corte a bananas em fatias e passe elas na frigideira com um pouco de margarina
Em seguida passe manteiga no pão coloque o queijo, as raspas de tucumã e em seguida as bananas fritas
Coloque em uma sanduicheira e espere o queijo derreter

 

 

Pato no Tucupi


Ingredientes
01      Pato de tamanho médio
02      litros de tucupi
03      maços de jambú
Condimentos: sal, alho, pimenta de cheiro e pimenta do reino, , chicória e alfavaca

Modo de preparar
Tempera-se o pato de véspera com os temperos (à gosto), deixe-o na vinha d’alho por uma noite. No dia seguinte leve-o ao forno para assar, regando de vez em quando com o molho que ficou na vinha d’alho, para que não fique ressecado. Enquanto isto, leve ao fogo uma panela com água temperada com sal para ferver. Cata-se os galhos de jambú, tirando as florzinhas, lava-se muito bem, quando abrir fervura na água jogue o jambú para aferventar por 08 minutos. Escorra a água e reserve.

Depois de assado e bem corado o pato, retira-se do forno e corta-se em pedaços. Leve o tucupi ao fogo para ferver, quando estiver fervendo, coloque neste, os pedaços de pato assado. Depois do pato já cozido no tucupi, acrescente o jambú, deixe ferver mais um pouco e apague o fogo. Sirva acompanhado de arroz branco, molho de pimenta de cheiro e farinha de mandioca bem sequinha.

O molho da pimenta de cheiro, é preparado: Esmaga-se as pimentas de cheiro, junte a elas um dente de alho amassado e sal à gosto. Misture tudo e vá colocando tucupi até formar a quantidade de molho desejado. Misture bem e coe em um crivo para retirar as sementes e cascas e sirva-se.

Tacacá


Ingredientes
05      litros de tucupi
01      kg de camarão seco
01      Kg de goma
08      maços de jambú
Condimentos: sal, alho, chicória, pimenta de cheiro.

Modo de preparar
Leve o tucupi ao fogo para ferver com os temperos. Junte alguns camarões para dar gosto. Lave o jambú retirando os talos grandes e as florzinhas, lava-se muito bem, quando abrir fervura na água com sal, jogue o jambú para aferventar por 08 minutos. Reserve. Retire a cabeça e as pernas dos camarões. Lave os camarões secos muito bem para retirar o excesso de sal. Para preparar a goma: coloque uma panela com água para ferver temperada com sal. Dissolva a goma em um pouco de água fria. Quando a água levantar fervura, despeje a goma dissolvida e mexa muito bem com uma colh de pau. Deixe cozinhar até ficar transparente e em consistência de um mingau grosso.

O tacacá deverá ser servido nas cuias próprias obedecendo a seguinte ordem: na cuia coloque uma colherzinha de molho de pimenta de cheiro. Coloque uma concha de tucupi. Tempere com sal à gosto, adicione uma concha bem farta de goma, corta-se a goma com uma colh sem mistura-la ao tucupi.

Despeje por cima outra concha de tucupi. Acrescente por cima os camarões secos e os ramos de jambú. Sirva bem quente.

Maniçoba


Ingredientes
20      maços de folha de maniva lavadas e moídas
02      kg de carne de porco já temperada e refogada
½       kg de lingüiça cortada e refogada
½       kg de chouriço tipo paraná
02      kg de bucho de boi bem temperado e refogado
01      kg de charque retirado o excesso de sal e refogado
½       kg de toucinho de porco(fresco)
100    gr de bacon cortado e refogado
01      língua de boi temperada e refogada
01      mocotó temperado e bem cozido até soltar dos ossos, aproveitando-se só o caldo.
Condimentos: sal, alho, cebola, pimenta de cheiro, folhas de louro e folhas de chicória.

Modo de preparar
Leve ao fogo um caldeirão grande com a maniva e água para cozinhar em 5 dias em panela destampada. Deve-se deixar ferver durante o dia inteiro, apagando o fogo só à noite. No segundo dia de fervura coloque o toucinho fresco cortado em pedaços para cozinhar junto.

Ele ficará todo derretido ao final do cozimento da mesma. Após os 5 dias de fervura vá acrescentando as carnes já refogadas. Acrescente os temperos e deixe ferver por mais um dia inteiro para que pegue o gosto. Deixe para acrescentar o sal por último, pois as carnes já contêm sal e poderão fazer passar do ponto. Acompanhamento: arroz branco, farinha d'água e pimenta de cheiro a gosto.

Vatapá


Ingredientes
01½   kg de camarões secos
01      kg de farinha de trigo
01      vidro pequeno de azeite de dendê
01      vidro pequeno de leite de coco
04      colh de azeite de oliva
03      colh de óleo de soja
Condimentos: alho, cebola, pimenta de cheiro, pimenta do reino, folhas de louro, chicória e cheiro verde.

Modo de preparar
Retire a cabeça e as cascas dos camarões. Lave bem as cabeças e cascas dos camarões e leve ao fogo para ferver em uma panela de água suficiente para cobri-los. Lave os camarões secos muito bem para retirar o excesso de sal. Coloque em uma panela de óleo de soja e óleo de oliva. Junte os temperos cortadinhos miúdos, mexa bem e junte a eles os camarões.

Refogue tudo. Quando as cabeças e cascas estiverem fervendo, retire do fogo e escorra a água. Com a água que retirou das mesmas, prepare uma papa da seguinte maneira: leve ao fogo novamente a água das cascas e quando estiver fervendo, dissolva a farinha de trigo em um pouco de água fria e despeje na água fervente, mexendo sempre para não embolar. Acrescente à papa o leite de coco e o azeite de dendê. Deixe cozinhar bem e acrescente o refogado do camarão. Deixe ferver mais um pouco e apague o fogo. Sirva com arroz branco.

Pirarucu na Casaca


Ingredientes
01      kg de pirarucu salgado
01      lata de azeite de oliva pequena
01      vidro de leite de coco
03      cebolas grandes
01      colh de manteiga
½       kg de farinha de mandioca bem fina

Modo de preparar
Deixe o pirarucu de molho de um dia para o outro para retirar o excesso de sal. Escaldar, retirar a pele e espinha e desfiá-lo. Untar um pirex com azeite de oliva. Colocar o pirarucu desfiado. Em cima do pirarucu coloque as três cebolas em rodelas finas. Coloque por cima da cebola o azeite de oliva. Deixe por alguns minutos para que o azeite desça para o fundo do pirex.

Em seguida coloque a farofa que deverá ser preparada com farinha, o leite de coco e uma colher de manteiga ( e sal a gosto). Vá colocando o leite de coco aos poucos para não encaroçar. Coloque a farofa por cima e leve ao forno para dar uma coradinha.

 

Pirarucu no Leite da Casca


Ingredientes
01      kg de pirarucu salgado
01      vidro de leite de coco (usa-se também o leite de Castanha-do-Pará)
03      colheres de óleo
Condimentos: alho, cebola, pimentão, chicória, tomate, pimenta de cheiro e cheiro verde.

Modo de preparar
Deixe o pirarucu de molho de um dia para o outro para retirar o excesso de sal. Corte em postas. Leve ao fogo uma panela com as três colhes de óleo. Junte as postas de pirarucu e os temperos. Deixe refogar por alguns minutos, mexendo sempre. Acrescente o leite de coco e a mesma medida de água, deixe ferver por dez minutos e está pronto. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.

 

Farofa de Pirarucu


Ingredientes
250    gr de pirarucu salgado
½       kg de farinha para farofa
Condimentos: manteiga (04 colheres), alho, cebola, pimentão, pimenta de cheiro, cheiro verde e sal.

Modo de preparar
Deixe o pirarucu de molho de um dia para o outro para retirar o excesso de sal. Escaldar, retirar a pele e espinha e desfiá-lo. Leve ao fogo uma panela com a manteiga, acrescente todos os condimentos cortados bem miúdos, mexa bem e junte o pirarucu. Refogue tudo até que dê uma coloração amarelada no pirarucu já fritado. Vá juntando a farinha e mexendo bem. Depois de bem misturado apague o fogo.

 

Salada de Pirarucu


Ingredientes
01      kg de pirarucu seco (salgado)
01      cebola grande cortada em pedaços pequenos
01      maço de cheiro-verde picado
02      tomates grandes cortados em pedaços pequenos
01      lata de ervilhas

Modo de preparar
Na véspera, colocar o pirarucu de molho na água para tirar o sal. Fritar o pirarucu, bem torrado, e em seguida desfiá-lo em pedaços não muito pequenos. Misturar todos os ingredientes, colocar em uma travessa ou saladeira e temperá-lo à gosto com vinagre e azeite de oliva. Rendimento: 6 pessoas.

 

Torta de Pirarucu

Ingredientes
01      kg de Pirarucu salgado (seco)
01      cebola média picada
01      tomate médio sem pele
05      folhas de coentro
05      folhas de alfavaca
Azeite de oliva à gosto

Para o creme
05      colheres de sopa de farinha de trigo
01      litro de leite
04      gemas de ovos
01      cebola média picada
01      colheres de sopa de manteiga
Sal à gosto
Queijo Parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparar
Retirar o excesso de sal do Pirarucu deixando-o de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, desfiar o peixe em lascas finas. Refogar em azeite de oliva o Pirarucu com os temperos e deixá-lo cozinhar até que fique macio. Em outra panela fazer o creme (o queijo Parmesão é só para polvilhar) em ponto bem apurado. Em um pirex, armar uma camada de creme, uma do refogado e outra de creme, polvilhar com o queijo Parmesão e levar ao forno pré-aquecido, para aquecer bem. Servir quente, com arroz branco.


Bolinho de Pirarucu


Ingredientes
400    gr de pirarucu salgado
½       kg de batata
01      ovo
03      colheres de azeite de oliva
Condimentos: alho, cebola, pimenta de cheiro, pimenta do reino, cheiro verde, salsa e cebolinha.

Modo de preparar
Deixe o pirarucu de molho de um dia para o outro para retirar o excesso de sal. Escaldar, retirar a pele e espinha e desfiá-lo. Leve ao fogo uma panela com todos os condimentos cortados bem miúdos, mexa bem e junte o pirarucu para refogar. Junte as 3 colhes azeite de oliva. Cozinhe as batatas, passe-as no espremedor.

Misture as batatas espremidas ao pirarucu refogado. Faça bolinhos pequenos e passe-os na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente até ficarem dourados. Retire-os e coloque-os sobre papel absorvente. Sirva-os quentinhos.

 

Torta de Piracuí


Ingredientes
¼       kg de pirarucu
01      colheres de maisena
03      colheres de azeite
03      colheres de óleo de soja
06      azeitonas
05      ovos
Condimentos: alho, cebola, pimentão, tomate, cebolinha, pimenta de cheiro e cheiro verde.

Modo de preparar
Limpe o piracuí (lave-o), refogue com todos os temperos e o óleo de oliva, coloca-se as azeitonas cortadinhas. Bata as claras em neve, junte as gemas e tempere com sal. Acrescente a maisena. Leve ao fogo uma frigideira com um pouco de óleo para esquentar. Distribua a metade do ovo, Coloque o piracuí temperado e cubra com o restante do ovo, deixe no fogo até dourar os dois lados. Sirva quente


Caldeirada de Tucunaré


Ingredientes
04      Tucunarés médios
02      maços de cheiro-verde picados
03      cebolas médias picadas (não muito miúda)
01      pimentão picado (não muito miúdo)
03      tomates médios picados (não muito miúdo)
02      maços de coentro picados
04      dentes de alho amassados
05      folhas de chicória picada
10      folhas de alfavaca picada
06      pimentas de cheiro (sem ardor) picadas
½      kg de batatas descascadas e inteiras
06      ovos cozidos
Azeite de oliva a gosto
Suco de 2 limões
Sal a gosto

Modo de preparar
Escamar e lavar bem os peixes. Deixá-los de molho no suco de limão e sal. Refogar todos os temperos em azeite de oliva. Lavar o peixe para remover o excesso de limão e sal, e colocá-los numa caçarola, junto com os temperos, para uma rápida refogada. Colocar bastante água fervente na caçarola, de modo a cobrir completamente os peixes. Deixar ferver até cozinhar, com cuidado para não permitir que o peixe amoleça demais. Cozinhar as batatas e os ovos em separado, e depois juntá-los na caçarola da Caldeirada.
Obs.: Manter a panela, sempre, com bastante água para permitir o preparo do pirão.

Para o pirão escaldado
Ingredientes
01      xíc de farinha seca (de mandioca) Caldo do peixe

Modo de preparar
Colocar a farinha em uma tigela e em seguida, mexendo sempre e com vigor para não embolar, adicionar aos poucos o caldo do peixe, fervente, por cima da farinha. O aspecto final do pirão deve ser o de um mingau grosso, mas não duro. Como servir: Colocar as postas de peixe com as batatas, os ovos e bastante caldo em uma terrina para ir à mesa. Em outra, colocar o pirão escaldado. Acompanha arroz branco.


Bolinho de Aviú(Avium)


Ingredientes
100 gramas de aviú triturado
200 gramas de purê de batata
farinha de trigo e de rosca
cheiro-verde, pimentinha, salsa e cebola.

Modo de Preparar
Coloque o aviú num triturador ou liquidificador. Acrescente os temperos verdes e a cebola, e bata. Despeje numa vasilha e misture com uma porção de farinha de rosca, trigo e o purê de batata. Amasse. Agora é só fazer os bolinhos. Eles devem ser passados na farinha de rosca e depois fritos em óleo quente. Em poucos minutos ficam prontos. Rende 10 porções.

 

Torta de Aviú (Avium)


Ingredientes
200 g de aviú (microcamarão encontrado nos rios Tocantins)
4 ovos grandes
200 g de batatas cozidas cortadas em cubinhos
2 tomates médios
1 ½ cebola média
1 pimentão verde grande
1 pimenta de cheiro
3 dentes de alho
4 colh de sopa de farinha de trigo
1 colh de sopa de fermento
Azeite de oliva e sal a gosto
Temperos verdes a gosto (alfavaca, chicória, cheiro-verde, cebolinha e salsa)

Modo de Preparar
Corte em cubos bem pequenos os tomates, as cebolas, os dentes de alho, o pimentão e todos os temperos. Reserve.
Cate o aviú até tirar as impurezas, Lave em água corrente. Ponha de molhe em água fervendo por mais ou menos meia hora para hidratar. Escorra e esprema para tirar o excesso de água. Em uma frigideira grande com azeite, puxe o alho e parte da cebola até dourar. Refogue junto parte dos tomates, do pimentão e temperos verdes com aviú e o sal. Reserve.
Em uma batedeira, bata todos os ovos até ficarem em ponto de neve. Acrescente a farinha de trigo e o fermento.
Em uma tigela, misture o refogado de aviú, as batatas cozidas, o restante dos temperos verdes, tomate, cebola e pimentão com os ovos batidos em neve.
Em um tabuleiro untado com azeite, coloque a mistura acima tomando o cuidado para que ela não ultrapasse a metade da altura do mesmo. Asse em forno médio (220o a 250Oc), por, aproximadamente, 12 minutos. Depois de assado, corte em quadrados de 4 cm de lado.
Montagem: Em pratinhos individuais e sobre uma camada de alface, disponha 3 porções da torta, decore com fatias bem finas de tomate, cebola, pimentão e raminho de salsa e coloque por cima um fio de azeite.

 

Bolinho de Charque com Macaxeira


Ingredientes / Massa
1 kg de macaxeira
1 maço de salsa
1 cebola média
1 ovo
Modo de Preparo
Cozinhe por meia hora ou até amolecer a macaxeira. Depois de fria, passar em um moedor junto com a salsa e a cebola

Ingredientes / Recheio
½ kg de charque de 1ª
tomate
cebola
salsa
alho
óleo
Modo de Preparar
Cozinhar em uma panela o charque e todos os temperos, depois de pronta, desfiar a carne reservando-a em um recipiente.
Para modelar os bolinhos
Amassar bem a massa aplicando um ovo nela. Modelar em forma de pratinhos e colocar o recheio do charque, para depois fechá-lo em bola. Passar na clara de ovo, farinha de pão e fritar em óleo abundante.

 


DOCES


Bolo de Macaxeira


A macaxeira, denominada aipim no sul-sudeste, é uma raiz da mesma família da mandioca (algumas vezes denominada mandioca brava, no norte). É um dos mais importantes fatores alimentícios da população regional. É amplamente usada na fabricação de diversos tipos de "farinha seca", de coloração branca (a mandioca -mandioca brava- é usada para fabricar a denominada "farinha d'agua", de coloração amarelada). É comida cozida, frita ou sob a forma de diversos tipos de bolos e doces.

Ingredientes
01      kg de macaxeira (aipim) ralada
04      ovos inteiros
01      vidro pequeno de leite de coco
01      pacote pequeno de coco ralado
01      lata de leite condensado
½       litro de leite ou água (a gosto)
01      colh de café (rasa) de sal
01      colh de sopa de manteiga
01      colh de café de baunilha

Modo de preparar
Colocar a macaxeira ralada em uma vasilha e juntar os ingredientes: ovos, manteiga, sal, baunilha, coco ralado e o leite de coco, e mexer bem. Acrescentar o leite condensado e 1/2 litro de água, e mexer bem. Acrescentar açúcar a gosto, se desejar adoçar mais. A massa deve ficar um pouco mole. Levar ao forno em forma untada com manteiga para assar, até que o palito de teste saia limpa. Após assar, retirar imediatamente do forno para não ressecar. Desenformar frio.


Bolo de Pupunha


Ingredientes
02      copos de pupunha cozida e amassada
02      copos de leite de coco ou leite comum
05      ovos
01      colh (sopa) de manteiga ou margarina
02      copos de açúcar
02      colh (sopa) de farinha de trigo
01      pitada de sal

Modo de preparar
Bata no liquidificador a pupunha e o leite durante 5 minutos. Após isso coloque em uma tigela a manteiga, o açúcar e as gemas batendo bem. Misture todos os ingredientes acrescentando o trigo e as claras em neve, coloque-os em uma forma untada e leve ao forno durante 30 minutos. (180ºC).

Doce de Cupuaçu


Ingredientes
01½   kg de polpa de cupuaçu
01      kg de açúcar

Modo de preparar
Se a polpa do Cupuaçu estiver muito ácida, jogar água quente sobre ela rapidamente para retirar o excesso de acidez. Se a fruta estiver sem acidez excessiva, não há necessidade disso. Numa panela, misturar a polpa do cupuaçu com o açúcar, levar a panela ao fogo mexendo sempre até o doce soltar do fundo da panela. Deixar esfriar e guardar em vidros bem limpos ou em compoteiras. Pode ser servido com queijo branco ou puro.


Mouse de Tucumã


Ingredientes
06      claras
02      latas de creme de leite
250    g de polpa de tucumã
01      lata de leite condensado

Modo de preparar
Bater no liquidificador a polpa de tucumã, leite condensado, creme de leite e reservar. Bata as claras em neve. Retire da batedeira e misture com o creme de tucumã. Servir em taças individuais

Bombom de Castanha do Pará

Ingredientes
30      castanhas do Pará
01      lata de leite condensado
04      colh de sopa (rasas) de chocolate
½      colh de sopa de manteiga
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparar
Tirar a pele das castanhas e levá-las ao forno numa assadeira para torrá-las um pouco - reserve. Em uma panela misturar o leite condensado, a manteiga e o chocolate, levar ao fogo brando, mexendo sempre para não embolar, até que se desprenda do fundo da panela (a massa é de brigadeiro em ponto mais apurado). Retirar do fogo, deixar esfriar até que possa manusear a massa. Envolver as castanhas nessa massa e passar no açúcar de confeiteiro. Depois de completamente frios, enrolá-los em papel laminado e celofane.